CARDÁPIO E RECEITAS ESPECIAIS PARA O DIA DAS MÃES
CARDÁPIO E RECEITAS ESPECIAIS PARA O DIA DAS MÃES

CARDÁPIO E RECEITAS ESPECIAIS PARA O DIA DAS MÃES

Queridas Leitoras,

 

convidei a Bruna do Receitas da Brunildinha para postarmos um

 

 

Na verdade, as receitas também são idéias para serem servidas em qualquer almoço ou jantar…

 

Vamos apresentar uma salada, um prato principal e uma sobremesa, tudo bem explicado e fácil de fazer.

 

A Bruna é minha convidada, pois como disse no post da mesa italiana (ainda vou postar as receitas desse Menu italiano…) conheço ela e muitas de suas receitas.

 

Também faço aqui em casa algumas delas, e quando possível vou mostrar aqui.

 

Mas hoje, as fotos são dela! Ela preparou tudo em sua casa e me enviou as fotos e as receitas.

 

Olhem o que me enviou, especialmente para o Anfitriã:

 

“Olá Leitoras do Anfitriã,

 

Dia das Mães é uma ocasião que eu adoro. Normalmente os entes queridos se encontram para celebrar esta figura tão importante em nossas vidas. A sugestão de hoje é para o almoço desta data especial.  Para entrada, uma salada com figos e queijo de cabra. Filé Wellington como prato principal. E para sobremesa, sorvete de creme acompanhado de frutas (framboesas e mirtilos) e calda de groselha (a fruta). As quantidades foram feitas para servir até 6 pessoas.

 

Vamos às receitas e, já sabem, escrevam contando se gostaram. Ah, amei todos os recadinhos que vocês deixaram no último post.”

 

Salada com figos e queijo de cabra

 

Salada leve, diferente, e com uma apresentação linda! Perfeita para uma ocasião especial como o dia das mães. Para acompanhar, temos a opção de dois molhos. O primeiro preparado com mel e mostarda Dijon, e o segundo de vinagre balsâmico e azeite. Eu, particularmente, gosto de colocar os dois por cima da salada, acho que se complementam, mas cada um pode eleger o seu preferido. As folhas podem ser substituídas pelas que gostarem, mas tentem utilizar cores diferentes, para a salada ficar mais bonita. Quando servi, todos adoraram… e vocês o que acharam?

 

Ingredientes:

 

Salada:

 

-folhas de alface (utilizei 2 pés de mini alface romana, a versão mini fica mais delicada na montagem)

 

-folhas de radicchio roxo (utilizei 8 folhas rasgadas)

 

-agrião (utilizei 180g de mini agrião)

 

-8 figos (cortados em 4)

 

Molho de mostarda Dijon e mel:

 

-2 colheres (sopa) de mostarda Dijon

 

-1 colher (sobremesa) de mel (utilizei de flores de laranjeira)

 

-4 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem

 

Molho de azeite e vinagre balsâmico:

 

-redução de vinagre balsâmico (comprei pronto, mas quem quiser pode preparar a redução em casa)

 

-azeite de oliva extra virgem

 

-pimenta do reino

 

-sal

 

Dica:

 

Para preparar a redução de balsâmico em casa, leve uma panela com 1 xícara de vinagre balsâmico ao fogo e deixe ferver até reduzir. A redução deve ficar em ponto de fio.

 

Modo de Preparo:

 

Comece pelo preparo dos molhos. Em um bowl misture a mostarda, o mel e o azeite. Prove e ajuste a quantidade dos ingredientes de acordo com o seu gosto.

 

Para o molho de vinagre balsâmico e azeite, misture o vinagre e o azeite em um bowl – para melhor resultado, utilize um fouet. A regra é utilizar 3 partes de gordura (azeite) para 1 parte de ácido (vinagre balsâmico). Quando estiver bem homogêneo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

 

Lave bem todas as folhas (gosto de deixar de molho em água com gotas de vinagre), e depois as seque bem (eu utilizo uma centrifuga de folhas, acho muito prática). Em um recipiente grande, de preferência raso, faça uma camada com as folhas de alface,  coloque outra camada, destas vez com as folhas de radicchio rasgadas (coloque-as espaçadas deixando o alface a mostra) e no centro arrume um montinho com o mini agrião. Acrescente o queijo de cabra e reserve. Em uma frigideira, coloque os pedaços de figo e deixe que eles caramelizem levemente (no próprio açúcar da fruta). Retire-os do fogo, e adicione no topo da salada.

 

Misture novamente os dois molhos antes de servir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filé Wellington

 

Esta receita é muito tradicional na Inglaterra. Sempre tive vontade de fazê-la, mas me parecia muito complicada, então sempre desistia. Desta vez resolvi preparar e compartilhar com vocês. Me surpreendi, pois apesar de trabalhosa, ela pode ser feita em etapas (eu preparei o purê de cogumelos e o filé no dia anterior, deixando a montagem para o dia seguinte). Pesquisei muitas receitas, e a que preparei foi adaptada da receita do chefe Claude Troisgros.  Ficou muito gostoso, e para acompanhar optei por arroz branco e vegetais (batatas bolinhas, cebolas pérola, mini cenouras, alho poró e ervilhas) assados com azeite, sal e alecrim.

 

Ingredientes:

 

Purê de Cogumelos:

 

-150g de cogumelo shitake fresco picado

 

-150g de cogumelo paris fresco picado

 

-3 colheres de sopa de cebola picada

 

-1 xícara de água

 

-3 dentes de alho

 

-50ml de creme de leite fresco

 


sal

 

-2 ramos de alecrim

 

-pimenta-do-reino moída na hora

 

-azeite

 

Filé :

 

-1kg de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico (extra limpo e deixe apenas a parte central, descartando as pontas)

 

-sal

 

-pimenta-do-reino moída na hora

 

-mostarda

 

-azeite

 

Montagem:

 

-20 fatias finas de presunto de Parma

 

-400g massa folhada (comprei congelada da marca Arosa)

 

-4 gemas

 

Modo de Preparo:

 

Purê de cogumelos: Em um liquidificador bata os cogumelos, a água, o alho e as folhas de alecrim até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Misture os cogumelos batidos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme (deixe pelo menos 4 horas, eu deixei de um dia para outro)

 

Filé: Tempere o filé com sal, pimenta a gosto e pincele com mostarda. Coloque azeite em uma panela bem quente e sele o filé de todos os lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Quando o filé estiver bem dourado de todos os lados, enrole-o em um pano de prato (limpo) e seque bem. Pegue o filé envolva-o em plástico filme, apertando bem as pontas (isso ajudará a manter o formato cilindrico) e deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas (eu deixei de um dia pro outro)

 

Montagem: Em uma superfície lisa, coloque duas camadas de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme (não deixe espaço entre elas). Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem. Coloque o filé (se tiver juntado liquido, seque-o novamente com um pano de prato) sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

 

Enfarinhe uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada (reserve um pedaço para decorar). Pincele a massa com gema de ovo, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Decore como quiser. Leve à geladeira por mais 30 minutos.Retire o filé da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Após retirar do forno, aguarde 10 minutos antes de cortar o filé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sorvete de creme acompanhado de framboesa, mirtilo e calda de groselha

 

A proposta para o cardápio é uma sobremesa mais leve, servida com frutas. A sugestão é uma taça com sorvete de creme com calda de groselha e frutas frescas. Preparei a calda com a fruta groselha, que nunca tinha experimentado e quis conhecer. Achei muito gostosa, tem um sabor azedinho que ficou ótimo na calda. Se não encontrarem groselha, podem preparar com outra fruta, como por exemplo, morango ou manga. Para acompanhar, coloquei frutas frescas na taça. É uma sobremesa muito simples, mas que fica gostosa!

 

Ingredientes:

 

-2 xícaras de groselha (utilizei a fruta congelada)

 

-1 xícara de açúcar

 

-1/2 xícara de creme de leite fresco (opcional,  eu utilizei para dar cremosidade à calda)

 

-sorvete de creme

 

-framboesas e mirtilos frescos

 

Modo de preparo:

 

Em uma panela coloque a groselha e o açúcar, e mexa constantemente até ficar com consistência de calda. Adicione o creme de leite fresco, misture bem, deixe engrossar um pouco, e desligue o fogo. Em uma taça coloque 2 bolas de sorvete de creme, cubra com a calda de groselha e coloque as frutas frescas por cima.

 

 

 

 

 

….

 

Queridas Leitoras,

 

a Bruna preparou com muito carinho as receitas para que eu fizesse o post!

 

Olhem uma foto dela (eu só tinha essa em tamanho pequeno)

 

 

Espero que gostem, são idéias para servir em casa!

 

22 Comentários

  • Mariele
    6 anos atrás

    Priscilla, estou amando as receitas!! Muitas vezes ficamos indecisas com relação ao cardápio. O post com o cardápio e receitas facilita e ajuda muito as anfitriãs. Que comidas deliciosas!!! Amei tudo. Bjos – Mariele – Mariele

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      que bom,!!! e eu amei saber!!! bjs

  • Dani Duarte
    6 anos atrás

    Que delicia! Adorei as receitas!!!!! Parabens!!! – Dani Duarte

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Dani, que bom, obrigada, adorei saber!!! beijos

  • Carol Harfuch
    6 anos atrás

    Nossa, tudo MARAVILHOSO! Receitas para agradar todos os paladares! Estou com agua na boca! Parabens!!! – Carol Harfuch

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Carol, obrigada, fico contente!!! beijos

  • fernanda
    6 anos atrás

    TOP!! AMEII AS RECEITASSS!! – fernanda

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Fernanda, amei seu recado!!! beijos

  • Gabriela
    6 anos atrás

    Priscilla, que delícia!!! Amei as receitas da Brunildinha, principalmente a sobremesa, rs. Estou adorando quando ela aparece no blog. Vou testar aqui em casa!!! Beijos, Gabriela – Gabriela

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Gabriela, que bom querida, muito obrigada por nos enviar uma mensagem!!! beijos

  • Adri Welter
    6 anos atrás

    nham nham nham Brunildinha, que receitas apetitosasssss. Copiei e vou fazer pra testar!! Adorei!!! Estou achando o máximo esses Posts Pri…amooo cozinhar! Beijosss mil e uma excelente semana! – Adri Welter

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Adri querida, obrigada por nos prestigiar!! amei!! beijos

  • Aretusa
    6 anos atrás

    Oi Pri, amei as receitas, estou escrevendo do iphone. Ontem escrevi do ipad e movamente não apareceu, bjos – Aretusa

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Aretusa, nossa, tenho que testar, mas o engraçado é que se do ipad não está aparecendo, do iphone tb não deveria aparecer!!! obrigada por me avisar, devo estar perddendo muitas mensagens, pois a maioria usa ipad!!!! beijos

  • Glaucia
    6 anos atrás

    Hummmm, deu água na boca. Que capricho!! Essas receitas irão para o meu caderno, quero experimentar! Parabéns, um abraço a todas as mães neste dia especial. – Glaucia

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Glaucia, muito obrigada!! amei sua mensagem!!!! beijos

  • Tereza M.
    6 anos atrás

    Priscilla, minha querida, esta receita parece incrível. E as fotos e o passo-a-passo da Brunildinha estão super iluminadores. Queria agradecer a ela por vir aqui nos prestigiar! Obrigada e parabéns, Brunildinha! Realmente o Dia das Mães é um dia especial e este cardápio é super especial! Novamente vou desejar a todas as Leitoras, e à sua mãe e avó, os meus mais sinceros votos de um dia lindo amanhã e sempre! De antemão, sei que amanhã na sua casa será muito divertido pois é o primeiro ano que passará com as duas filhinhas, que bênção! A você, minha lindinha, muito obrigada por tudo e muitos beijinhos estalados, Tereza. – Tereza M.

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Tereza, que mensagem mais linda, só poderia vir de vc!! muito obrigada por todo esse carinho, e que delícia mesmo ter minhas filhinhas ao meu lado!! a vc, meus parabéns e desejos de muita felicidade, te considero uma “mãe” disfarçada em forma de Leitora-amiga!!! muitos bjs

  • Daniela
    6 anos atrás

    Pri que delicia vou fazer essas receitas depois te conto, como voce sabe amo cozinhar receitas boas sao sempre muito bem vindas. Feliz dia das maes

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Dani, que bom, amei saber!!! muito obrigada!! beijos

  • Rosmeire Castellani Nogueira
    6 anos atrás

    Nos sentimos presenteadas com as receitas da Bruna, e ela esta linda na foto, as fotos ficaram lindas, o passo a passo já da água na boca, o file parece delicioso. Um feliz dia das mães a todas, filhinhas e mamães que curtem o blog, e a d. Nair, d. Marina e a Priscilla especialmente, beijinhos. – Rosmeire Castellani Nogueira

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Rosmeire, que maravilha, muito obrigada, amei a mensagem, vcs são incríveis!! que bom ter a sua presença sempre!!! beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin