receitas para receber na copa

receitas para receber na copa

Queridas Leitoras,

 

hoje vou postar a receita de alguns sanduíches para oferecermos em uma reunião bem informal.

 

Podemos fazer uma arrumação à americana, ou então, colocar tuda na mesa de centro.

 

Pensei em algumas sugestões junto com a Bruna do Receitas da Brunildinha:

 

“A pedido da Pri, trago quatro sugestões de comidinhas para servir nos jogos da copa. As receitas são fáceis e parte delas pode ser feita com antecedência. A mais trabalhosa é a do sanduíche de costela, pois demora para cozinhar e desfiar a carne. As demais são bem simples e rápidas.”

 

Mini sanduíche de costela

 

Esse sanduíche pode ser servido quente, em temperatura ambiente ou frio. Eu prefiro ele quente. Fica muito gostoso colocar pimenta, mas como muitas vezes temos crianças junto, sugiro que não coloquem no recheio, mas sim sirvam acompanhado de molho de pimenta para quem gostar.

 

Ingredientes:

 

-20 mini pães franceses

 

-3 kg de costela com osso cortados em pedaços (comprei ponta de agulha e escolhi as mais “magras”)

 

-água

 

-sal

 

-folhas de louro

 

-2 cebolas cortadas em meia luas finas

 

-2 dentes de alho

 

-1 colher (sopa) de limão

 

-4 colheres (sopa) de manteiga

 

-salsa (bem picada)

 

Modo de Preparo: Tempere a carne apenas com sal e coloque em uma panela de pressão grande. Feche a panela e leve ao fogo (a carne irá cozinhar sem líquido). Após pegar pressão, conte 30 minutos, então desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e descarte a gordura líquida que se formou (este primeiro cozimento sem o líquido serve para eliminar um pouco da gordura da costela deixando o prato mais leve), reserve os pedaços de carne e lave a panela.

 

Na mesma panela (agora limpa), coloque os pedaços de carne (que estavam reservados), folhas de louro, e adicione água até quase cobrir a carne (lembrando que, por segurança, a panela de pressão não deve estar mais do que 2/3 da sua capacidade cheia) e deixe novamente pegar pressão (depois que a panela começar a “chiar”, abaixe o fogo). Cozinhe na pressão por aproximadamente 45 minutos. Espere a pressão sair e abra a panela. A costela tem que ficar bem molinha e ter se desprendido do osso. Retire os pedaços da carne do líquido e desfie com ajuda de um garfo (ou com as mãos), desprezando a gordura e os ossos (essa etapa é trabalhosa, mas essencial para um recheio gostoso).

 

Leve uma panela ao fogo, coloque manteiga, e refogue a cebola e o alho por alguns minutos. Adicione a carne (totalmente desfiada e livre de gordura) e misture bem. Coloque a salsa picada e o limão, e misture novamente. Experimente e acerte o sal, se precisar.

 

Corte os pães ao meio, retire o miolo e preencha com o recheio (bem generoso). O recheio pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira, podendo ser colocado no pão na hora de servir.

 

 

Baby burguer de fraldinha

 

Esta quantidade de carne rende 15 sanduíches (como os da foto), caso prefira, você pode moldá-los menores e neste caso obter mais unidades. Uma outra possibilidade é prepará-los com antecedência, deixando na geladeira até a hora de  grelhar. Ou ainda, grelhar um pouco antes e levá-los ao forno com queijo para derreter e aquecer.

 

Ingredientes:

 

-1250g de fraldinha com gordura moída (a proporção ideal é que a gordura corresponda a 20% do peso da carne, neste caso 1kg de carne + 250g de gordura)

 

-1/2 cebola grande (bem picada)

 

-salsa picada

 

-pimenta do reino

 

-sal

 

-azeite

 

-15 fatias de queijo cheddar

 

-15 mini pães de hambúrguer

 

-mostarda de dijon

 

-mini alface (rasgue as folhas para ficarem menores)

 

Modo de Preparo: Corte os pães ao meio e passe um pouco de mostarda dijon em cada uma das metades. Coloque um pouco de alface na parte de baixo de cada um deles e reserve.

 

Misture a carne moída com a cebola e a salsa. Tempere bem com sal e pimenta do reino. Para experimentar se o tempero está bom, pegue uma pequena quantidade de carne e coloque na frigideira, experimente, e  se necessário, ajuste o sal. Quando o tempero estiver ok, divida a carne em 15 porções e molde mini-hambúrgueres altos.

 

Aqueça bem uma frigideira e unte com azeite. Quando estiver bem quente grelhe os hambúrgueres (no máximo dois por vez, para não esfriar a frigideira). Deixe que fiquem dourados de um lado, vire, e espere dourar bem do outro lado.

 

Coloque os mini hambúrgueres em uma assadeira e adicione o queijo por cima deles (eu dobrei as fatias) leve ao forno pré aquecido (200 graus) apenas para o queijo derreter. Retire os hambúrgueres do forno e coloque dentro dos mini pães.

 

 

Burrata com tomatinhos e molho pesto

 

Utilizei tomatinhos grape amarelos, mas pode ser feito com qualquer tomate. A burrata comprei da marca La bufalina e na minha opinião é a melhor, super cremosa. O molho pesto sirva acompanhada de pães/torradas.

 

Ingredientes:

 

·1 burrata

 

·tomatinhos grape

 

·azeite

 

·sal

 

·2 maços grandes de manjericão (utilize o italiano, aquele com folhas largas)

 

·4 colheres (sopa) de queijo Parmigiano Reggiano ralado fino (ou parmesão)

 

·1 dente de alho

 

·1 colher (sopa) de pinoli triturado (utilize o liquidificador ou mixer)

 

· 6 colheres (sopa) de azeite de oliva

 

Modo de Preparo: Corte os tomates ao meio e tempere com azeite e sal. Prepare o molho pesto da seguinte maneira: em um pilão (pode ser substituído por liquidificador, mas não fica igual) coloque o alho e uma pitada de sal e soque (faça movimentos circulares) até formar uma pasta. Adicione as folhas (apenas as folhas, já lavadas e secas) de manjericão e amasse-as devagar até formar uma pasta verde intensa. Acrescente o pinoli, o queijo e o azeite (as 6 colheres) aos poucos. Continue amassando bem no pilão e se precisar, coloque mais azeite até atingir a consistência desejada.

 

Em um prato, coloque a burrata no centro e adicione os tomatinhos temperados em volta. Por cima da burrata coloque o molho pesto. Deixe o resto do molho em uma molheira, para que as pessoas coloquem por cima a gosto.

 

 

Geladinho de abacaxi com hortelã

 

Esta receita é da minha querida avó Luiza, que sempre a preparava quando íamos visitá-la. Eu adaptei algumas quantidades e servi em mini copos decorados com hortelã. Achei que dessa forma ficou bem delicado, mas claro, pode servir em uma travessa grande também.

 

Ingredientes:

 

·1 abacaxi grande ou 2 menores (eu utilizei 2 da variedade favo de mel, eles são menores, mais doces  e bem menos ácid
os)

 

·2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (a receita original pede 1,5 xícara de açúcar refinado, mas como o abacaxi que usei estava bem doce diminui muito a quantidade, e para o meu gosto ficou ótimo. Experimente para deixar adoçado de acordo com o seu gosto)

 

·2 pacotes de gelatina sabor abacaxi

 

·1 litro de água

 

·500ml de creme de leite fresco ou 2 caixinhas de creme de leite

 

·folhas de hortelã

 

Modo de Preparo: Descasque e pique o abacaxi em cubinhos (descarte o talo). Transfira os cubinhos para uma panela com o açúcar e mexa por alguns minutos. Coloque a água e deixe ferver por meia hora (a água irá reduzir bastante, devendo restar aproximadamente metade), quando retirar do fogo, espere alguns minutos para a temperatura baixar e adicione as gelatinas misturando bem para dissolvê-las. Quando estiver frio coloque o creme de leite, misture bem. Transfira para copinhos ou para uma travessa grande e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Decore com folhas de hortelã.

 

 

As fotos são todas da Bruna, especialmente para as minhas Leitoras aqui no Anfitriã!

 

Espero que tenham gostado,

 

já volto com mais posts!

 

14 Comentários

  • Bruna Rubin
    6 anos atrás

    Muito obrigada pelos comentários carinhosos de vocês!!! Foi tudo feito com muito carinho e compartilhar as receitas que faço e ter este retorno me deixa muito feliz! Tereza, realmente lembra uma receita de carne louca, que normalmente é preparada com lagarto, utiliza-se pimentão no tempero e normalmente é servida fria. Beijos Bruna
    – Bruna Rubin

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Bruna, eu sei que prepara tudo com muito carinho para as minhas Leitoras, obrigada!!!

  • Adri Welter
    6 anos atrás

    Que receitas apetitosas!!!!Adoreiiiii – Adri Welter

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      que bom!!amei saber!! bjs

  • Rosmeire Castellani Nogueira
    6 anos atrás

    Bom dia Priscilla e a todas, boa pedida essas receitas, parabéns Bruna e obrigada por nos brindar com seu carinho e atenção, as fotos e a decoração dos seus pratos estão lindos, valeu. Beijinhos. – Rosmeire Castellani Nogueira

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Rosmeire, muito obrigada por nos enviar essa mensagem!! amei!! beijos

  • Tereza M.
    6 anos atrás

    Oi, Priscilla, que receitas maravilhosas e práticas. Lendo as explicações, o como fazer, a gente acredita que dará conta!!! E as explicações da Bruna são ótimas e ela atinge tanto as pessoas mais familiarizadas com a cozinha quanto as mais novatas! Acho que essa primeira receita lembra um pouco a “carne louca”, ou não? Comi muito isso em São Paulo, capital! É dos deuses! E a avó Luiza é dos deuses, também! Beijinhos, amei as receitas, beijinhos Priscilla, beijinhos Bruna, espero que Priscilla continue a pedir mais receitinhas (nós todas amamos rsrsrs), Tereza. – Tereza M.

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Tereza, muito obrigada pelo carinho conosco! amei saber que gostou do post!!! eu não sei te responder sobre a “carne louca”, vou pedir para a Bruna, eu nunca vi com esse nome!! beijos

  • Elisabete V.
    6 anos atrás

    Priscilla,
    estou amando os seus posts, está tudo maravilhoso.
    Você acredita que eu estava sem inspiração, sem ideia do que fazer para segunda feira, e de repente dou de cara com essas receitas maravilhosas, só você mesmo pra nos salvar.
    Já vou providenciar tudo para ser servido na próxima segunda.
    Obrigada.
    Você é um sonho nas nossas vidas.
    Beijos pra você, e para a sua família linda.
    Elisabete V. – Biritiba Mirim
    – Elisabete V.

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Elisabete, fico muito feliz, que bom que o post valeu!!! beijos

  • Aretusa
    6 anos atrás

    Hum, que delícia Pri, amei as sugestões, as receitas da Brunilda são ótimas, bjos. – Aretusa

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Aretusa, amei seu recadinho!!! obrigada por nos enviar!!! beijos

  • Luciana
    6 anos atrás

    Olá Priscilla!!!Reunir a família e os amigos para um bate-papo e juntar nossa torcida pelo Brasil é ótimo e , melhor ainda , fazer tudo isso acompanhado de petiscos tão saborosos e bonito aos olhos como estes propostos pela Bruna!!! Adorei as dicas , principalmente a opção em usar ingredientes simples que agradam qualquer paladar.
    Beijos, carinhosamente, Luciana-Vitória/ ES
    – Luciana

    • Priscila Marques
      6 anos atrás

      Luciana, que bom minha querida, fiquei contente com a mensagem!!! beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin